Você tem disciplina?

Sabemos desde muito pequenos que com disciplina podemos alcançar objetivos realmente incríveis em nossas vidas. 

A ideia hoje é falar um pouco sobre essa temática, e principalmente, como podemos ser mais disciplinados para alcançar os objetivos mais difíceis.

Como o autor do livro “Outliers: Uma história de sucesso”, Malcolm Gladwell afirma, para se obter a excelência, em qualquer atividade, deve se dedicar pelo menos 10.000 horas de trabalho, o que representa aproximadamente 10 anos de prática, com uma carga horária média de 10 horas por dia.

Confira algumas dicas para auxiliá-lo na busca por maior disciplina, mas antes de iniciarmos, sugiro que você pegue um bloco de papel e uma caneta. Você vai precisar tomar notas se quiser fazer isso de forma correta.

a)       Defina um objetivo que seja realmente valioso
Não é uma tarefa fácil, pois nem todos os objetivos servem para essa tarefa. A meta deve ser algo que se conquistada transformaria sua vida para melhor. Esse objetivo tem que fazer muito sentido para você, para que em tempos difíceis você não sucumba. Deve ser algo desafiador, mas ao mesmo tempo atingível, mesmo que demande muito tempo, dinheiro e esforço para alcançá-lo.
b)      Desmembre esse objetivo
A diferença entre um objetivo e um desejo é pura e simplesmente a existência ou não de um plano de ação. A ideia aqui é desmembrar o objetivo maior em objetivos menores que se alcançados nos levarão de encontro ao primeiro. Esses pequenos objetivos devem ser buscados/trabalhados em uma rotina diária de desenvolvimento. Algo que pode parecer pouco, mas que no somatório dos esforços pode se tornar uma grande conquista. Por exemplo, você não pode ler 50 livros em um ano, sem ler o primeiro, o segundo, e assim por diante.
c)       Priorize o objetivo acima de tudo
O objetivo que você escolheu irá transformar a sua vida, certo? Então ele deve ser prioridade para você, todo o resto fica em segundo plano. Por exemplo, você não vai adquirir fluência em um outro idioma, se continuar aceitando todos os convites para happy hours, partidas de futebol, casamentos e etc... Saiba que toda escolha pressupõe renúncia. As pessoas estão ocupadas demais resolvendo urgências não tão importantes e nunca têm tempo para fazer aquilo que realmente fará a diferença em suas vidas. É comum que com o passar do tempo, nossa mente tente sabotar os objetivos mais difíceis, criando “desculpas” para que não os alcancemos. Fique atento às distrações e minimize as chances de te afastarem do objetivo principal. Se necessário tire do alcance tudo aquilo que pode distrair sua atenção.
d)      Pesquise e encontre pessoas de sucesso para usar como modelos
Pesquise sobre a vida dessas pessoas, como foi o início de carreira delas e quais pontos fizeram a diferença na construção desses objetivos. Lembre-se que somos todos seres humanos, com vontades, mas também com insegurança e preguiça.
e)      Revise seu progresso e comemore
Como qualquer plano de ação, de tempos em tempos é necessário fazer uma avaliação dos resultados alcançados. Acompanhar os nossos avanços e corrigir a rota caso o progresso não esteja a contento. Aguardar a conclusão de um grande objetivo para comemorar pode ser um grave erro. É importante reconhecer as pequenas vitórias e avanços. Assim nos presenteamos com o nosso progresso e ganhamos ânimo para partirmos para os próximos objetivos.

Lembrando que se realmente alcançarmos a excelência em uma determinada atividade, automaticamente seremos reconhecidos pelo mercado e pela comunidade.
 
Por Cristian Kim - CEO & Partner da Beyond.