Liderança e sucesso empresarial

Nos tempos atuais, a liderança dentro das organizações ganha ainda mais importância.

Aumento de competitividade entre as empresas, ambiente de negócios turbulento, desemprego, são alguns dos fatores que contribuem para a valorização de uma boa liderança.

Empresas com boas lideranças, alcançam melhores resultados do que empresas com liderança ruim.

As decisões que os líderes tomam no seu dia a dia, tem enorme efeito sobre o destino das organizações, pois impactam diretamente as pessoas que fazem parte delas. Confira algumas qualidades dessas pessoas:

  • Bons líderes sabem que são exemplos para todos dentro de uma organização. Eles têm propósitos claros e um alto grau de integridade. Todo bom líder tem ciência de que é preciso saber se auto gerenciar, antes de querer gerir os outros.
  • Bons líderes sabem criar uma visão de negócio com grande apelo. Sabem exatamente onde a empresa está e comunicam uma direção com significado, possibilitando que os outros sejam parte de algo muito maior do que eles mesmo.
  • Eles sabem transformar o planejamento, a estratégia em um bom plano de ação, traçando objetivos que são claros, atingíveis e principalmente mensuráveis.
  • Sabem encorajar o trabalho em equipe. Os profissionais dos dias atuais querem fazer parte de times e empresas que proporcionem autonomia. Quando as pessoas sentem que o trabalho é de fato seu, elas levam muito mais a sério, pois sabem que a tarefa realizada é reflexo deles no mercado.
  • Eles colocam o coração e a alma nos negócios. Eles sabem inspirar e sabem que um grande líder se realiza quando seus liderados alcançam grandes resultados.

Infelizmente também temos diversos exemplos dos impactos que uma má liderança traz para as organizações.

  • Chefe centralizador e que não comunica com clareza os objetivos da empresa, do setor, do profissional e etc. Um bom líder sempre se comunica de maneira aberta e honesta. Eles entendem que as pessoas do seu time devem participar das conversas.
  • Não ser confiável. Quando um profissional lidera pessoas, mas não é confiável. Simplesmente impossível fazer uma liderança saudável e que traga bons resultados para as empresas e para os liderados.
  • Demonstram desrespeito. Respeito é a coisa mais importante que você pode dar para seus liderados. Todo membro, em qualquer posição, da alta administração ao baixo clero merecem a mesma atenção.
  • Permitem que as expectativas dos colaboradores permaneçam indefinidas. Boas empresas são caracterizadas por definirem bem o papel e a função de cada pessoa dentro de um time/organização.

Procure exercitar as qualidades citadas como comuns aos grandes líderes, e tente evitar as falhas mais observadas. Quem sabe você consegue melhorar a sua capacidade de liderar pessoas e incrementar os resultados do seu time e de sua empresa.

Espero que essas dicas sejam úteis. Um forte abraço e até a próxima! 

Por Cristian Kim - CEO & Partner da Beyond.