O que faz a empresa ser admirada e reconhecida?

Em época de pleno emprego e escassez de mão de obra em todos os níveis da organização, desenvolver a atratividade da empresa perante o mercado de trabalho é um grande desafio para organizações de todos os portes. 

Por esse motivo resolvi compilar algumas características comuns entre as empresas mais admiradas e consideradas as melhores para se trabalhar, de acordo com os mais importantes e respeitados rankings nacionais e internacionais sobre o assunto. Abaixo trago algumas características comuns entre essas empresas:


Política de remuneração

Elas reúnem políticas de remuneração e benefícios consistentes e competitivos. E não me refiro exclusivamente a bons salários, mas principalmente ao pacote de remuneração que envolve além do salário nominal, participação nos lucros e resultados, programas de remuneração variável, planos de saúde, seguro de vida, cursos de línguas, bolsas de MBAs, carro da empresa, previdência privada, check-up médico, entre outros.

Desafio constante

Todas essas empresas têm em comum o fato de criar projetos desafiadores para seus colaboradores. A ideia é tirar as pessoas de suas zonas de conforto e fazer com que elas se desenvolvam técnica e pessoalmente de forma contínua. Também comum entre elas, é o fato de planejarem o futuro da empresa utilizando uma visão estratégica e sistematizada, promovendo reuniões e grupos de trabalho para criar cenários futuros para suas empresas, produtos, serviços, negócios e também para novos negócios.

Abertura para diálogo

Essas empresas possuem uma estrutura organizacional mais horizontal, ou seja, menos níveis hierárquicos do que seus pares. Além disso, promovem o diálogo entre diferentes níveis de profissionais e áreas da organização, o que proporciona um ambiente de colaboração, trabalho em equipe e “espírito de dono” do negócio.

Meritocracia

As organizações mais admiradas utilizam metodologias robustas de avaliação de desempenho aplicadas periodicamente, servindo para sustentar planos de sucessão internos, promoções, pagamento de remuneração variável, bônus, participação nos lucros, demissões, entre outros. Enfim, essas práticas conseguem promover uma empresa com maior engajamento de seus profissionais e com isso melhor resultado para a empresa.

Plano de carreira

Essas empresas dão prioridade aos seus próprios profissionais promovendo e valorizando sua equipe. Programas de atração, seleção e retenção bem estruturados garantem um turnover baixo e um constante desenvolvimento e treinamento dos profissionais.

Incentivo ao desenvolvimento pessoal

Nessas empresas é comum o incentivo ao desenvolvimento pessoal. Bolsas de estudo, treinamentos técnicos e comportamentais são práticas quase que obrigatórias. Além da formação formal, também são promovidos job rotation para preparar melhor os futuros líderes e diretores da empresa, uma vez que, com essa prática é possível que um mesmo profissional atue em áreas diferentes da empresa.

Cuidados com a saúde

Plano de saúde e odontológico são benefícios comuns entre muitas empresas, mas as mais admiradas oferecem consultas com nutricionistas, psicólogas e outros profissionais da área da saúde. Além disso, promovem campanhas para perda de peso, grupos de corrida, prática de esportes e competição com outras equipes de outras empresas.

Com base nessa breve análise podemos concluir que as empresas mais admiradas do Brasil e do mundo aplicam uma gestão estratégica de pessoas alinhada à estratégia central da organização, o que possibilita alcançar resultados financeiros ótimos e geralmente acima da média do setor onde estão inseridas.

Fonte: Imovelmagazine.com.br
Por Cristian Kim - CEO & Partner da Beyond.